Home A Empresa Escritórios Trabalhe Conosco Contato
Consulte sua Apólice
Usuário:
Senha:  

Como acessar?
Esqueci minha senha!
Nova pagina 1

Notícias

Por que o seguro de carro é tão caro no Brasil?

O portal Prestum Seguros conversou com especialistas e aponta algumas justificativas para que o país tenha o segundo seguro de carro mais alto do mundo. Por que o mesmo carro, com o mesmo perfil de motorista, em uma região com índice parecido de roubo e furto tem seguro mais caro no Brasil que em qualquer outro país, exceto Hong Kong? Estudo divulgado pela Prestige Performance Center, que revela que o brasileiro gasta US$ 2.400 anuais em seguro de carro ficando atrás apenas de Hong Kong, nos obriga a lançar luz sobre uma dúvida muito comum na hora de contratar um seguro de carro; qual é o cálculo feito para chegar a esse valor?

Além de características como perfil do motorista, região pela qual o veículo circula, modelo e ano do carro, utilização do automóvel (lazer ou trabalho), entre outros, especialistas da SulAmérica também destacam a situação econômica do país. “É levado em conta o custo da mão de obra de oficinas, de prestadores etc. Como exemplo, podemos citar o aumento da inflação, que pressiona para cima os reajustes salariais, refletindo no custo na mão de obra das oficinas e consequentemente no preço do seguro”. A variedade de produtos e a oferta de preços estimulada pela concorrência, tendo em conta a quantidade de seguradoras que atuam nesta área, acabam encontrando barreiras quase intransponíveis que dificultam a queda do valor do seguro, como os atuais índices de roubo e furto e o baixo índice de recuperação de veículos. Segundo o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Neival Rodrigues Freitas, apenas 30% da frota brasileira é segurada e dos veículos com seguro, 80% tem menos de 5 anos. No caso de carros antigos ainda existe a dificuldade de reposição das peças, que muitas vezes vem de montadoras de fora do Brasil.

“É importante lembrar que, para as seguradoras, não é interessante que os preços sejam altos, pois isso afasta o consumidor do mercado segurador. Em um passado mais recente, entre 2008 e 2011, houve uma sensível redução no preço por conta da redução das estatísticas do roubo e furto de veículos. Mas em 2011 os índices voltaram a subir”, explica o diretor da Fenseg.

Um dos grandes desafios das seguradoras e órgão ligados a área é disseminar a cultura de seguro no país, investindo em uma linguagem mais clara e acessível ao consumidor comum, além de ampliar o diálogo com seus segurados através de canais de relacionamento especializados, como o Centro Automotivo de Super Atendimento (C.A.S.A) da SulAmérica. Nestes locais, distribuídos por diversas cidades do Brasil, o segurado recebe toda orientação sobre como proceder em caso de sinistro, recebe informações sobre as coberturas das suas apólices e tem oportunidade de tirar todas as suas dúvidas, o que diminui a distância entre o segurado e a seguradora.

Para o diretor da Fenseg também é importante destacar o comportamento do brasileiro, que em geral não se preocupa com a prevenção e proteção do patrimônio, além de não ter hábito de ler manuais e apólices. “Por isso alertamos para a importância da mediação ser feita por um corretor de seguros, profissional capacitado para tirar as dúvidas do consumidor, apresentar as propostas disponíveis no mercado, as coberturas que são oferecidas e as detectar as necessidades do segurado”, reforça. Alguns órgãos oficiais e páginas especializadas podem auxiliar na hora de contratar um seguro de carro.

Fonte: CQCS: 15/08/2013


12/07/2022 - Com a falta de peças, ao menos cinco fábricas de carros estão paradas no Brasil
26/10/2018 - A IMPORTÂNCIA DE UM SEGURO SEGURO
13/04/2016 - Idoso aplicava golpe em médicos e saía com muita grana
16/08/2013 - Por que o seguro de carro é tão caro no Brasil?
16/04/2013 - Lei Seca reduz mortes, mas não inibe acidente que mais mata nas rodovias
21/11/2012 - Com queda dos juros no país, empresas reajustam seguros em até 10%, o dobro da inflação
04/09/2012 - Seguro garantia x fiança bancária: o que é mais vantajoso?
03/09/2012 - Liberty fecha parceria com a Norwegian Hull Club para seguro de navios
30/08/2012 - Entendendo o seguro de Previdência Social
26/08/2012 - Com onda de roubos, cresce busca por seguro residêncial


Faz Aki Seguros Corretora de Seguros Ltda.
© 2012 - 2024, todos os direitos reservados
 

Av. Antonio Carlos Magalhães, 60 - Caixa Postal 133 - Bairro: Dinah Borges -  Cep: 45830-060 - Eunápolis - BA

+ 55 73 3512.1797 - Cel  73 98153.7851
contato@fazakiseguros.com.br