Entendendo o seguro de Previdência Social
Ter uma aposentadoria garantida e relaxante é o maior sonho das pessoas que trabalham durante toda a vida. Além, claro, de garantir que tanto os trabalhadores quanto suas famílias sejam amparados em casos de doença, acidentes, invalidez, além de proteção na maternidade e desemprego involuntário. Para garantir essas coberturas foi criado o seguro de Previdência Social.
Essa modalidade se estrutura como um seguro social de benefícios e serviços. A Previdência Social se compreende no Regime Geral de Previdência (RGPS) e nos regimes próprios de Previdência Social dos servidores públicos e dos militares.
Os contribuintes obrigatórios da Previdência são os empregados domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais, contribuintes individuais (autônomos e pessoas que trabalham por conta própria), para simplificar, os contribuintes obrigatórios são todos aqueles que recebem remuneração pelo seu trabalho, ou seja, todo trabalhador que possui a carteira assinada é automaticamente contribuinte da Previdência.
A aposentadoria é válida a partir dos 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres). Mas, existem outros tipos como invalidez, quando há comprovação da incapacidade do segurado atestada por uma perícia médica da previdência, é possível fazer o requerimento da aposentadoria. Ainda há a aposentadoria por tempo de contribuição (O segurado tem direito a aposentadoria integral se já estiver contribuído por 35 anos – homens - ou 30 anos, mulheres).
Fonte: CQCS
|