Seguro garantia x fiança bancária: o que é mais vantajoso?
Em franco crescimento, a economia brasileira experimenta saltos nas áreas de infraestrutura, transportes e logística. Aliados a esse momento, o seguro garantia e fiança bancária se inserem como as modalidades de caução mais acionadas no momento da licitação. No entanto, uma análise mais criteriosa do conceito e da forma operacional de ambas, ressalta as vantagens em escolher o seguro garantia.
Segundo o especialista, Anderson de Almeida, o custo e a velocidade de emissão são os primeiros itens que chamam a atenção. “Enquanto a fiança bancária funciona de forma demorada a um preço oneroso, o seguro garantia tem um processo mais rápido e acessível, com custo baixo”.
No seguro garantia, a análise da capacidade técnica e financeira são essenciais para assegurarem o processo, que não compromete as linhas de crédito do tomador. “Por outro lado, a fiança bancária leva em consideração exclusivamente a capacidade econômica financeira da empresa, interferindo nas linhas de créditos”, explica.
Além disso, o seguro garantia utiliza o mecanismo de pulverização de riscos, isto é procura distribuir a operação através de resseguradoras. Já na fiança bancária o risco é totalmente concentrado no banco.
A filosofia de atuação é outro ponto que merece destaque. O seguro preza pela prevenção, na observância de possíveis sinais de default ou negligência. “Além disso, a garantia pode ser negociada de acordo com as necessidades do tomador”, pontua Almeida.
Fonte: Segurogarantia.net
|